sábado, 24 de outubro de 2009

If On A Winter's Night... - Sting




Já há algum tempo que não deixo aqui umas linhas talvez por andar ocupado, talvez por fanta de paciência, ou então possivelmente por falta de tema que valesse umas linhas aqui, mas não podia deixar de fazer uma referência a esta nova obra de arte que tem rodado cá em casa.

Sting é, nesta fase da sua carreira, um músico completo. Tem tanto dinheiro que se pode dar ao luxo de fazer a música que mais lhe apetecer e isso é algo que todos os músicos com o seu talento deviam ter, é fantástica a forma camaleónica como consegue desdobrar-se e fazer algo de completamente diferente da proposta anterior.

Eu já ouvi Sting a fazer rock, jazz, pop, soul, música medieval, música com influências árabes, música com influências electrónicas, música de que gostei, música que nem consegui ouvir até ao fim e música que simplesmente me encheu as medidas.

É o caso deste álbum. Inspirado no inverno, cheio de passagens com sonoridades medievais que ainda vêm com certeza das influências que deram origem ao álbum anterior, as paisagens musicais deste novo trabalho deixam-nos completamente perdidos no meio da mesma floresta que se vê na capa do CD, não durante uma tempestade, mas sim durante uma bela manhã de Dezembro.

A voz de Sting está cada vez mais quente e confortável, cada vez mais expressiva e ele canta com cada vez mais naturalidade, deixando fluir as palavras. Quase que o conseguimos imaginar de cerveja na mão, numa qualquer taverna medieval a maravilhar as pessoas que se sentam à lareira para o ouvir cantar enquanto se aquecem do frio dos caminhos.

Genial, só falta voltar a Portugal para dar um concerto em que misture todas as facetas da sua música.

Fico à espera!

EDIT: Acabo de descobrir saltitando pela net que exceptuando as faixas "Hounds Of Winter" e "Lullaby For An Anxious Child", toda a música deste álbum são versões de músicas tradicionais das ilhas britânicas! Mantenho tudo o que disse no meu comentário, linha por linha.

5 comentários:

  1. Estou a ouvir o álbum neste momento. Um trabalho muito interessante de um músico de dotes únicos!


    Abraço!

    ResponderEliminar
  2. Lindo! Depois de ouvir este álbum e aquele outro, o "Songs From the Labyrinth", fico a pensar que deveria ter ficado com aquele bilhete do Rock In Rio. * beijinho

    ResponderEliminar
  3. Até que já escrevias qualquer coisita nova, João...


    Abraço!

    ResponderEliminar
  4. LOL

    Peço imensa desculpa aos meus "fans" (:P)

    Estou de volta

    ResponderEliminar