quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Eleições Legislativas

Num país em que apenas dois partidos têm condições para formar governo, a enorme falta de carisma, presença e capacidade para falar em público e convencer os eleitores deixou desde logo claro que, à falta de uma alternativa credível, o PS ia vencer as eleições. Aliás, nenhum primeiro ministro eleito alguma vez perdeu umas eleições em Portugal, sempre que o Governo mudou de mãos foi porque o primeiro em funções abandonou o cargo por um motivo ou por outro (Santana Lopes perdeu mas não foi eleito). Isto é a nossa realidade e a verdade é que, o que o PS jogava nestas eleições nem sequer era o governo, mas sim a sua preciosa maioria absoluta que lhe permitiu varrer este país com o seu autoritarismo, despotismo, autoritarismo e outras coisas terminadas em "ismo". Pois bem, o PS perdeu as eleições. O PS perdeu as eleições com ESTRONDO. O PS tinha toda a liberdade para governar como queria. O PS aceitou essa liberdade e governou como QUIS. Ignorou a oposição, ignorou os portugueses, ignorou os sindicatos e ignorou toda e qualquer crítica com todo o chauvinismo típico do seu arrogante líder. Resultado? Desde as últimas legislativas, o PS perdeu mais de meio milhão de votos e 25 deputados. Sabem quantos são 25 deputados? Se lhes somassem mais 6 eram os deputados de toda a restante esquerda junta. Isto foi o que o PS perdeu nestas eleições.

PS - Passou de 121 para 96 deputados, perdendo a maioria absoluta que detinha. Teve, desde as últimas legislativas a oportunidade única para governar como bem entendesse , sem entraves possíveis por qualquer pessoa que não o pactuante Presidente da República. Resultado? Perdeu 27 deputados e colocou-se em tal posição que nem sequer uma eventual coligação à esquerda permitirá governar com maioria. Terá agora que abandonar a prepotência e negociar com os outros partidos. E esta, o PS obrigado a agir em democracia... Contado ninguém acredita. Será que ainda alguém acredita que ganharam as eleições?

PSD - Uma desgraça que era mais que previsível. O projecto e a competência são o mais importante? São. Ninguém duvida. Votei PSD porque o projecto do PSD era o melhor e porque a competência da Sra. Manuela não pode ser posta em causa. Mas não nos iludamos, para ganhar eleições é preciso convencer as pessoas. Porque é que o Obama ganhou as primárias nos EUA a Clinton? Porque o seu projecto era melhor? Não, porque era mais carismático, melhor falante e projectava uma aura de sinceridade e honestidade que ainda hoje se mantém. Manuela Ferreira Leite é um desastre nos debates, é um desastre nos discursos, é um desastre em tudo o que envolva estar em público. Com alguém assim é impossível ganhar e sinceramente temia um resultado pior.

CDS - O grande vencedor destas eleições. Paulo Portas é tudo o que Manuela Ferreira Leite não é, é extraordinariamente carismático, discursa muito bem e varreu o chão com todos os adversários nos debates televisivos. Novamente as sondagens subestimaram o CDS e quer me parecer que se não lhe faltassem mais figuras no meio pequenino em que se movimenta, o PP poderia ser algo mais do que um partido "alavanca". A verdade incontestável é uma, desde as últimas legislativas o PP ganhou mais 9 deputados. É quase o dobro do que tinha. Sem dúvida a terceira força política do país, papel que o Bloco almejava e nem ficou perto de conseguir. É a única força política (para além do PSD claro), que por si só permite uma maioria ao PS, graças ao Senhor.

BE - Grande resultado do BE nestas eleições também, colocando precisamente o dobro dos deputados na assembleia com 16. No entanto, falharam o que, segundo entendi pelas declarações dos seus lideres, era o grande objectivo do Bloco para estas eleições. A verdade é que não são a terceira força política e a verdade é que, juntos com o PS, não são suficientes para formar uma maioria. Honestamente, surpreendeu-me, contava sinceramente que isso fosse uma realidade e que a coligação estaria por horas, independentemente das belas palavras de Louçã, o homem que sonha tornar Portugal na Venezuela da Europa. "Águas de portugal? Nacionalizem-se".

CDU - Tem mais deputados? Tem. Teve uma maior percentagem de votos? Tem. Era a terceira força política do país até agora? Era. Passou a ser a quinta? Passou. Conta cada vez menos quando comparado com o Bloco? Conta.
_________________

8 comentários:

  1. Muito interessante!

    Partilho da tua opiniao em geral e eh realmente pena que a Manuela nao seja mais carismatica!

    ResponderEliminar
  2. Em relação a este post tenho que ser sincero: grande bosta.

    Adivinha qual foi a parte que gostei menos :P

    Criticaste o bloco apenas com o promenar das àguas de portugal. É um principio básico da economia que os monopólios devem ser nacionalizados, logo esse teu comentário não faz lá mt sentido e apenas segue o que toda a gente anda para aí a dizer, sem pensar muito no assunto.

    Beijo

    ResponderEliminar
  3. Ora bem, eu estudo economia e nunca estudei a nacionalização dos sectores onde monopólios como um princípio, sequer. Têm de ser muito bem regulados, isso sim, para evitar abusos.

    Gostei de ler, João, embora discorde de muitos pontos.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Eu li os comentários antes de ler o post e pensei: "lá estao eles a atacar o pobre rapaz".

    Depois li o post e pensei: "Grande bosta!".

    Eu não faço comentários sobre bordados. E no entanto há aí umas revistas que devem ser muito interessantes. Mas eu não percebo nada, tou calado. O mesmo se devia suceder aqui. Tens de te informar melhor de um modo contínuo e não apenas formar uma opinião vinda de politólogos e discursos politicos parciais.

    ResponderEliminar
  5. Raquel minha jóia, não faço ideia nenhuma de quem és nem estou de todo interessado em saber, mas se pensas que por um momento que seja a minha opinião é baseada na opinião de outrem estás a fazer um juízo de carácter sem qualquer tipo de fundamento porque perdes a credibilidade.

    Eu não percebo de bordados não falo de bordados, de política percebo o suficiente para dar a minha opinião, daí dou-a. Não queres ler faz o favor de virar a página e escolher o teu blog favorito de pendor neo-nazi ou comunista, de acordo com a tua preferência estética.

    Gekozão, critiquei o bloco por uma das suas políticas que me provocam urticária, também poderia ter ido pela legalização das drogas leves, que é igualmente parva, por exemplo.

    Tiago, é bom ver-te por aqui, passa mais vezes!

    ResponderEliminar
  6. pah sao opinioes meu caro jaymz;)...agr dizeres q nao se pode por em causa a competencia da manuela ferreira leite??nao??pq nao??se me lembro bem,quando esteve no governo e nao foi so uma vez,nao teve um desempenho assim tao brilhante quanto isso.
    e mais uma lider de um partido que vem dizer que em portugal se vive em asfixia democratica e dps vai pa madeira dizer q aquilo e um paraiso da democracia,por favor.
    para alem de discordar veementemente de certos projectos q o ps quer agr por em pratica e no passado ter concordado e assinado por baixo esses mesmos projectos.

    quanto ao facto de o psd nao ter ganho pelo facto da lider nao ter carisma,ai tens razao,o psd tinha todas as condicoes pa ganhar estas eleicoes,mas o erro foi so deles em terem escolhido a lider que escolheram,e para mais,alem da falta de carisma,foi incoerente em certos aspectos e nao teve inteligencia para aproveitar o cenario extremamente favoravel com q partiu para estas eleicoes,em vez disso passou a campanha a dar tiros nos pes.

    o que e certo e q vem ai mais um governo do ps,vamos ver no que da,e esperar pelo melhor,ahahaha

    abraco

    jd

    ResponderEliminar
  7. Tiago, posso estar errado, mas sempre ouvi dizer que é perigoso os monopólios estarem em mãos privadas. Além disso, se alguém tem um monopólio, acho que faz sentido ser o estado, visto o dinheiro ir para a comunidade e não apenas para um bando de mafiosos. (em teoria, obviamente)

    ResponderEliminar
  8. Em relação às drogas leves, não estou seguro se será boa política liberaliza-las. Ma,s tenho-te a dizer que fumei o meu primeiro charro aos 14 anos. Não tenho orgulho nenhum nisso, muito pelo contrário. O que quero dizer é que não é por ser proibido, que deixas de ter accesso ou de o desejar. Pelo contrário, até. Como sabes, vivi em Amsterdam por 6 meses e, como sabes também, o accesso à marijuana e haxixe é livre. Sabes qual é o país - se não é o primeiro é o segundo ou o terceiro - com menos consumo de drogas leves por parte dos locais? Adivinha. Sabes quantas vezes fui abordado por um "guna"? Nenhuma. E olha que andava em todo o lado e passei muito tempo na rua a altas horas acompanhado por pessoas com aspecto que, aqui, seria suspeito.

    Conclusão, é um assunto muito delicado e parvo é fazer previsões do que aconteceria se realmente se legalizasse.

    PS: De notar que não sou a favor nem contra a legalização, não tenho opinião formada.

    ResponderEliminar